terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Drywall ou gesso acortanado



O drywall pode ser utilizado combinado com gesso acartonado já o gesso acortanado pode ser utilizado sozinho sendo uma placa formada por gesso e papel cartão. Essas placas podem ser de várias medidas: espessuras que vão de 10mm à 18mm, placas de 120cm de largura e 300cm de comprimento – elas podem ter medidas especiais dependendo do projeto, e variam de acordo com o fornecedor. O que sustenta essas placas são os perfis estruturais, que podem ser de madeira ou aço galvanizado. Esses perfis possuem três medidas diferentes: 48mm, para paredes estreitas; 70mm, para paredes comuns; 90mm, para quando o projeto incluir algum material isolante.

A sua aplicação  é muito simples, razão pela qual algumas pessoas fazem elas mesmas pequenos projetos com drywall (o famoso DIY – do it yourself), mas recomendo-se sempre ter um profissional de confiança para garantir que o resultado seja como você espera. 
É importante determinar qual vai ser o tipo de placa usado no projeto. 

As três mais comuns são:

ST/Standard (cinza): chapa para uso geral de ambientes internos.

RU/Resistente à umidade (verde): chapa para ambientes internos “molhados”, como banheiros e cozinhas. Essas chapas possuem silicone na sua composição, o que as torna mais resistentes à umidades e lhes adquire proteção antifungo. Mas lembre-se: infiltrações danificam o gesso, portanto as chapas não podem entrar em contato com água, mesmo sendo RU!

RF/Resistente ao fogo (rosa): apesar de o drywall já apresentar uma excelente resistência ao fogo (o gesso por si só possui essa resistência), as chapas RU são reforçadas com componentes que retardam chamas, e por isso são recomendadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas.

As vantagens em utilizar drywall em paredes e forros está possuírem  um acabamento perfeito, com uma superfície lisa e sem emendas. E ainda aceita vários outros revestimento sobre sua superfície, como tinta, tecidos, cerâmicas, pastilhas de vidro… 

Outras vantagens encontradas estão na:

Rapidez: uma das maiores vantagens em relação à alvenaria ou gesso, é uma obra muito mais rápida, graças à facilidade da aplicação do drywall.

Menos bagunça: ainda, além de uma obra mais rápida, o gesso acartonado te permite uma obra mais limpa. Não existe umidade durante a construção, descarta-se pouco material e se produz muito pouco resíduo.

Mais leve: além de rápido, prático e limpo, o gesso acartonado também possui uma estrutura muito mais leve que de alvenaria.

Resistência ao fogo: além do gesso por si só já apresentar essa resistência, por seu peso ser composto 20% de água, o drywall reduz ainda mais a propagação de chamas.

Permite isolantes: em projetos de gesso acartonado, você pode optar por colocar isolantes acústicos e/ou térmicos em seu interior.

Projetos luminotécnicos: uma das razões para o drywall ser o queridinho de arquitetos e designers. Ele trabalha muito bem com projetos luminotécnicos e iluminação embutida.

Versatilidade: o gesso acartonado é bastante versátil, e permite projetos ousados e criativos. Pode ser cortado em formas curvas, aceita vários revestimentos, adapta-se ao aço, concreto ou madeira, e ainda pode ser usado para criação de móveis acoplados à parede.

Econômico: uma parede de drywall é pelo menos 10% mais barata do que uma com alvenaria convencional.

Mas nem tudo são flores: desvantagens do drywall H2

Não é resistente à umidade: as placas não devem entrar em contato com água, já que infiltrações danificam o gesso. Por isso é muito importante um cuidado especial quando for usar drywall em ambientes “molhados”, como banheiros e cozinhas.

Limite de peso: paredes de gesso drywall não aguentam objetos e estruturas muito pesadas, o que pode complicar seu projeto dependendo do que ele incluir e também é algo que terá que ser levado em consideração caso você vá redecorar o espaço.

Drywall

Gesso acartonado


Aplicação de Drywall


Referencias: http://www.blogvidadecasada.com/gesso-acartonado/



Nenhum comentário:

Postar um comentário