terça-feira, 14 de fevereiro de 2017


Piso Flutuante

 É comum que na hora de escolher o tipo de pavimento, uma das opções que logo vem a cabeça é o revestimento de madeira, mas o piso de madeira historicamente tem a função de trabalhar como sendo o próprio piso e não um revestimento para a laje ou contra-piso. Quando porém, deseja-se usar um pavimento de madeira ou semelhante apenas como revestimento sobre uma laje, chama-se então de piso flutuante

  • O revestimento flutuante implica em cobrir o contrapiso por uma manta larga de polietileno, com aproximadamente 2 cm de espessura. Em seguida é colocada uma lona plástica que funciona como impermeabilizante.
 Alguns exemplos de pisos flutuantes no mercado são os chamados pisos laminados, material de revestimento que simula a madeira com alta resistência à abrasão, o carpete de madeira, material semelhante ao piso laminado, mas com resistência média à abrasão e o o piso de madeira natural mesmo.

http://construindodecor.com.br/wp-content/uploads/2012/11/piso_laminado_no_quarto.jpgResultado de imagem para piso flutuante

  • O piso flutuante apresenta, além de um acabamento estético agradável e aconchegante, uma ótima resistência e quando bem instalado, uma longa longevidade. Perfeito para compor os mais diversos ambientes, garante ótima proteção contra atritos e também resistência ao calor e a umidade. As tabuas de madeira utilizadas são muito práticas se compararmos com outros sistemas de revestimento. O efeito final é muito moderno, mas com toque clássico.

Instalação 

http://www.decoracaoonline.org/wp-content/uploads/2016/03/piso-flutuante.jpg

Materiais: furadeira, raspadeira, o nível, a massa de nivelamento, serra e martelo, e espaçadores.

 O contrapiso é recoberto pela manta de polietileno e em seguida a lona plástica impermeabilizante é colocada de maneira que não haja sobreposição, para que fique nivelada corretamente. Algumas empresas também fazem a instalação de uma manta de EVA – que também é ótimo isolante térmico e acústico.
 As tabuas que compõe o piso flutuante são serradas e colocadas em disposição de acordo com a parede e com o nível do ambiente. Nos cantos, sempre é deixado 1 cm de espaço, pois o piso costuma “dilatar” e precisará de espaço para isso.
 O piso é colado com cola PVA e seu manuseio deve ser restrito a pessoas habilitadas para tal. O piso flutuante é muito bonito, mas é importante que a sua instalação seja feita por pessoas capacitadas para isso, para que não fique desnivelado. Além disso, contratar mão de obra especializada também é sinônimo de economia, já que essas pessoas sabem utilizar o material de forma correta e evitar possíveis desperdícios.

Referências: http://construindodecor.com.br/piso-flutuante/
http://construindodecor.com.br/piso-laminado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário