Madeira Maciça no Mobiliário
O que é Madeira Maciça?
A madeira maciça é obtida diretamente do corte da árvore, o corte tem como objetivo aproveitar ao máximo o tronco para obter tábuas e sarrafos de diferentes dimensões que podem ser usados para a fabricação de móveis, objetos e estruturas de madeira.
- A mesa de madeira que está na sala da sua avó desde a sua infância, a cristaleira da casa de campo, ou a grande cama de casal que está na sua família há gerações. Todo mundo já teve a oportunidade de se deparar com um móvel que, mesmo após muitos anos de uso, permanece novinho em folha. Há grandes chances de muitos desses móveis serem feitos em madeira maciça - uma das matérias primas mais nobres da indústria do mobiliário e cujo uso é sinônimo qualidade garantida.
- As peças em madeira maciça se distinguem por sua durabilidade e pela resistência sem igual. Essa madeira é amplamente utilizada para a construção de peças como camas, mesas, armários, e até navios. No entanto, na hora de escolher seu próximo móvel em madeira maciça, é válido ter em mente as características desse material.
Vantagens:
Beleza: quase todo mundo concorda beleza é uma questão personalidade, principalmente quando o assunto é a decoração da nossa casa. A madeira maciça produz belos móveis, principalmente nos estilos rústico e colonial. Geralmente, as peças possuem traços simples e precisos, onde é possível apreciar cada detalhe da madeira. É justamente pela beleza que mesas e armários em madeira maciça costumam se destacar dos outros móveis da sala de estar.
Resistência: a madeira maciça é um material natural altamente resistente a condições adversas como umidade e calor intenso, arranhões, perfurações, etc. Por isso o seu uso na confecção de móveis para áreas externas é tão frequente.
Preço: os móveis em madeira maciça costumam ter um custo considerável devido à pureza e resistência do material. No entanto, são um ótimo investimento quando o objetivo é a compra de um produto feito para durar muitos anos.
Características:
Solidez: mesas, camas e peças em madeira maciça em geral costumam ser bastante sólidos e robustos. Essa é uma característica a ser considerada caso você precise se mudar frequentemente ou o móvel esteja instalado em um ambiente muito dinâmico como a sala de estar.
Trabalhando com a madeira: se você está considerando confeccionar você mesmo a sua peça em madeira maciça, tenha em mente que o manuseio do material requer grande habilidade. A dureza do material exige grande talento para a realização de acabamentos arredondados e mais rebuscados.
Tipos de Madeira Maciça:
1. Madeira de Reflorestamento
A madeira de reflorestamento é sustentável e ecologicamente correta porque vem de florestas plantadas artificialmente, onde árvores de rápido crescimento são criadas e respostas após o processo de corte que acontece de forma planejada. Elas podem substituir em diversos usos as madeiras nativas, que têm crescimento mais lento e extração mais difícil.
2.Madeira de Demolição
O termo refere-se a qualquer madeira que foi retirada em um processo de demolição de imóveis antigos, geralmente locais que não podem ser aproveitados. Antigamente o material era apenas destruído, mas hoje em dia existe a retirada das tábuas para o comércio. Normalmente são madeiras nativas nobres e muito resistentes, pois antigamente não existia a mesma preocupação que existe hoje em relação ao desmatamento e ao uso dessas madeiras.
A maioria das tábuas são retiradas ainda com tinta, porque as casas recebiam pintura (rosa antigo, verde água, azul turquesa entre outras). Na marcenaria as tábuas são aplainadas, lixadas e tratadas retirando boa parte da tinta e dos resíduos de forma que possam ser aproveitadas em novos projetos.
Na foto abaixo um exemplo de aproveitamento de madeira maciça de demolição. Neste projeto, assinado pelo escritório Enrico Salis Design, as tábuas foram fixadas no teto simulando um interior mais rústico. A beleza especial da madeira de demolição vem do fato que cada tábua é diferente da outra, e a sua textura é áspera, levemente irregular e deixa aparentes os sinais do tempo.
3. Madeira Nativa
O principal motivo que infelizmente ainda leva muitas pessoas a valorizar a madeira maciça nativa é que algumas delas, especialmente aquelas de lento crescimento, são mais raras e, por este motivo, são consideradas mais nobres.
De toda forma, nem toda a madeira nativa é retirada de forma incorreta ou ilegal. É possível que uma arvore nativa morra por causas naturais, por exemplo por causa de um raio, e que a sua extração tenha acontecido de forma legal. No entanto, neste caso, fica extremamente difícil provar a origem da madeira. Até por esse motivo a “desculpa do raio” é a mais utilizada para justificar a proveniência de madeiras ilegais.
Moveis em Madeira Maciça:
Referencias: https://marcenariarecreio.wordpress.com/o-que-e-madeira-macica/
https://www.westwing.com.br/madeira-macica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário