terça-feira, 21 de março de 2017

Polímeros

No setor moveleiro, a tradição do uso da madeira dividiu espaço no mercado com o desenvolvimento de novas tecnologias de materiais. O aço, o vidro, derivados da madeira e outros materiais começaram a ser utilizados, mas nada foi comparável ao espaço conquistado nas indústrias pelos diversos materiais poliméricos, por apresentarem grande variedade de tipos, características e aplicações. 
Resultado de imagem para polimeros mobiliario
Polímeros correspondem a macromoléculas, cuja nomenclatura vem do grego com as palavras poly e meros, que significam muitas partes (FERREIRA, 2007, p. 116). O termo foi usado popularmente apenas em 1832, por Berzelius (PADILHA, 2007, p. 19), são classificados em termoplásticos e termofixos com uma grande variedade de mas os polímeros também podem ser chamados de plásticos tipos. Ambos podem ser submetidos ao calor para serem conformados, porém apenas os termoplásticos podem ser reciclados. Os termofixos não pode ser reciclados devido à sua configuração molecular. 
Resultado de imagem para polimeros mobiliario
Classificação Tipos de polímeros Sigla (IUPAC) 

Termoplásticos Polietileno 
Polipropileno 
Poliestireno 
Poliestireno de alto impacto 
Copolímero (estireno-acrilonitrila) 
Copolímero (etileno-acetato de vinila) 
Poli(cloreto de vinila) 
Poli(acetato de vinila) 
Poli(cloreto de vinilideno) 
Poli(metacrilato de metila) 

PE 
PP 
PS 
PSAI 
SAN 
EVA 
PVC 
PVAc 
PVDC 
PMMA 

Termofixos Epóxi 
Fenol-formaldeído 
Ureia-formaldeído 
Melanina-formaldeído 
Poliuretano 

ER 
PR 
UR 
MR 
PU 
 
Dentre suas principais características, são materiais leves, possuem flexibilidade, fácil conformação, alta resistência a impactos e resistência à corrosão e à abrasão,  além de baixa condutividade térmica e elétrica, funcionando como isolantes. Comparativamente aos metais, os polímeros necessitam de temperaturas baixas para o processo de conformação, o que possibilita um baixo consumo de energia durante o processamento e, portanto, baixo custo de produção. Além disso, como já citado, alguns tipos de polímeros ainda podem ser reciclados. 


 Imagem relacionada
A Cadeira Eiffel foi a primeira cadeira plástica, desenvolvida por Charles e Ray Eames no ano de 1948. Originalmente foi desenvolvida com assento em alumínimio, depois em fibra de vidro e finalmente, em polipropileno, com pés em metal.
Resultado de imagem para Cadeira Eiffel
Em 1967, Verner Panton desenvolveu a primeira cadeira produzida em uma única peça de material plástico, chamada de cadeira Panton. A cadeira possui formato de “s” e inicialmente foi produzida de fibra de vidro, mas no ano seguinte foi a primeira cadeira produzida em polipropileno, por injeção. Estes modelos foram o marco inicial para a produção de uma infinidade de cadeiras de materiais poliméricos. 
 Imagem relacionada
Resultado de imagem para cadeira Panton
Referencias: https://www.passeidireto.com/arquivo/17198441/o-uso-de-polimeros-em-mobiliario---classificacao-dos-principais-tipos-para-aplic

Nenhum comentário:

Postar um comentário